Projeto Policiais e o antifascismo: uma história pública de um debate espinhoso.

O projeto visava analisar e historicizar a emergência do Movimento Policiais Antifascismo (MPA), no sentido de compreender as especificidades regionais e as características nacionais do MPA. A proposta visava produzir um conjunto de narrativas orais dos policiais do MPA sobre suas experiências profissionais e sobre o próprio MPA. Uma das plataformas desse movimento social é exatamente a busca pelo reconhecimento do policial como um trabalhador. A pesquisa buscou, nesse sentido compreender, mapear e promover uma reflexão crítica dos debates públicos que o MPA vem suscitando  sobre suas reivindicações. Além disso, buscou-se realizar uma análise dos modos de apropriação do conceito “antifascismo”. A pesquisa, fruto de um estágio pós-doutoral, promoveu um intercâmbio teórico-metodológico entre o Núcleo de Pesquisa História Oral e Mundos do Trabalho (NHO) – IFMG Campus Betim e o LABHOI – Instituto de História da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Por: Lucas Pereira e Maria Carolina Fóscolo.